Competições Júnior

onStage (RoboCup)

A prova de onStage consiste numa competição dinâmica e interativa, onde cada equipa programa os respetivos robôs para dançarem ao som da música, seguindo uma coreografia criada pelos elementos das equipas. Trata-se por isso de uma competição capaz de proporcionar bons espetáculos artísticos, avaliados por júris especialistas em Robótica e em Dança.

A prova é composta por um palco plano com uma área de atuação de 12 m², área essa que não pode ser transposta por nenhum robô em prova. A limitação dessa área de prova é feita por uma fita. Os robôs podem possuir trajes e o palco pode ser também decorado, ou preparado com outros adereços, para dar ainda mais brilho a esta competição!

Esta é a competição que pelas suas caraterísticas de animação, diversidade e espetáculo atrai mais púbico. A criatividade dos mais jovens não tem limites e tal facto torna esta prova muito apelativa. A Prova de onStage é especialmente destinada a escolas básicas, secundárias e profissionais e está dividida em dois escalões etários: 8-14 e 15-19 anos. Podem, no entanto, inscrever-se também equipas provenientes de qualquer estabelecimento de ensino, unidade de investigação, empresa, coletividade, clubes de eletrónica, ou pessoas em nome individual.

Esta competição segue o regulamento oficial do RoboCup. Os robôs são programados para se movimentarem em sincronia com uma música durante 1-2 minutos.

dança

Esta competição apura as equipas portuguesas para a prova RoboCupJunior onStage, no RoboCup2016 a realizar em Leipzig, Alemanha. O RoboCupJunior é uma vertente do RoboCup orientada para projetos educativos inovadores para os jovens estudantes até aos 19 anos de idade.

 Elementos da provaDimensõesCaracterísticas
Local da ProvaPalco24 m²Plano
Limitado por uma fita
Elementos da provaRobôs (1 ou mais)Não definidoAutónomos
Normalmente decorados
Música1 a 2 minutosDança sincronizada com a música
Intervenção humanaOs elementos da equipa podem fazer coreografias com os robôs, interagindo com eles
Características da provaTempo da prova: 1 a 2 minutos


Regras

Equipa Responsável

Maria José Alves, IPB, mjose@ipb.pt
Rui Baptista, ESPL , ruivcbaptista@hotmail.com
Susana Freitas, IPB, sfreitas@ipb.pt

Futebol Júnior (RoboCup)

A prova de Futebol Robótico Júnior baseia-se na utilização de dois robôs autónomos, munidos de sensores e atuadores que possibilitam o objetivo de jogar futebol. Estão, no entanto, limitados nas suas dimensões, não podendo exceder os 22 cm no diâmetro e na altura. Uma bola emissora de infravermelhos com sinal pulsado é utilizada nas duas ligas que existem atualmente que diferem nos tipos de campo: ainda que tenham ambos uma dimensão útil de 122 x 183 cm, na liga (A), mais antiga, não existem linhas laterais nem de baliza podendo jogar-se com as paredes, enquanto na liga (B), mais recente, a bola pode sair fora e há lugar a reposições. Atualmente, o solo dos campos é verde sendo uma das balizas amarela e a outra azul, introduzindo a cor como elemento possível de orientação do robô no campo.

Nesta competição animada, repleta de estratégias, táticas e golos, não poderia faltar o habitual árbitro, único interveniente humano. E como “errar é humano”, durante o jogo prevalecerá sempre o fair-play entre as equipas.

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Esta competição apura as equipas portuguesas para a prova RoboCupJunior Soccer, no RoboCup2016 a realizar em Leipzig, Alemanha O RoboCupJunior é uma vertente do RoboCup para os jovens estudantes até aos 19 anos de idade.

 Elementos da provaDimensõesCaracterísticas
Local da ProvaCampo de Futebol183cm x 122cmCampo verde
Cinco pontos neutros
Baliza azul e Baliza amarela
Elementos do jogoRobôs (x2)22cm de diâmetro
22cm de altura
2400g de peso (Open League) ou 1100g (Light Weight League)
Autónomos
Qualquer cor, excepto azul ou amarelo
BolaRoboSoccer RCJ-05 ballBola emissora de radiação infravermelha
Funcionamento no modo A (sinal pulsado)
Intervenção humana1 árbitro (podendo ser auxiliado por um assistente que faça o registo dos golos e/ou o controlo do tempo de jogo)
Características da provaTempo de Jogo: 20 minutos (10' + 10') com 5 minutos de intervao entre as partes


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Dimension Data/Cisco Meraki

Regras

Equipa Responsável

Filipe Fernandes, IPB, fmfilipe@ipb.pt
Jaime Rei, AESG, jaime.rei@portugalmail.pt
José Barbosa, IPB, jbarbosa@ipb.pt

 

 

Busca e Salvamento (RoboCup)

Esta prova consiste na utilização de robôs móveis para identificar vítimas com rapidez e precisão em cenários de catástrofe que são recriados artificialmente. Estes cenários vão aumentando em complexidade desde o seguimento de uma linha contínua numa superfície plana (Rescue Line/Linha), ou entre paredes (Rescue Maze/Labirinto) passando por trajetórias com obstáculos, interrupções de linha e com declives, até chegar a uma zona onde as vítimas são colocadas aleatoriamente em campo aberto.

A competição realiza-se em dois escalões etários distintos: 8-14 anos e 15-19 anos e qualifica as equipas portuguesas para a prova RoboCup Junior Rescue, no RoboCup2016 a realizar em Leipzig, Alemanha. O RoboCupJunior é uma vertente do RoboCup orientada para projetos educativos inovadores para jovens estudantes até aos 19 anos de idade.

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Regras

Equipa Responsável

Adriano Ferreira, IPB, a.ferreira@ipb.pt
Carlos Amorim, ESPE, carlosamorim@espe.pt
Nelson Rodrigues, IPB, nrodrigues@ipb.pt

FreeBots Júnior

O FreeBots Júnior é uma competição que pretende desafiar estudantes das escolas básicas, secundárias e profissionais, a apresentar os robôs que desenvolveram (com caraterísticas inovadoras), sob a forma de uma apresentação técnica e demonstrações públicas. O âmbito das demonstrações abrange robôs físicos (um ou mais), móveis ou não, terrestres, aquáticos ou aéreos. A aceitação de equipas / demonstrações pode ser limitada devido à disponibilidade de condições técnicas no local.

Cada demonstração será avaliada por um júri, composto por personalidades com uma forte ligação à robótica, relativamente à sua: qualidade técnico-científica, criatividade, a capacidade de apresentar a solução ao público, e a qualidade e o sucesso da demonstração. A equipa com a classificação mais elevada será declarada vencedora da competição.

Regras

Equipa Responsável

João Paulo Coelho, IPB, jpcoelho@ipb.pt
Pedro Lima, IST, pal@isr.tecnico.ulisboa.pt
Rodrigo Ventura, IST, rodrigo.ventura@isr.tecnico.ulisboa.pt